Violão Erudito
   
images/EMUCP/IMAGENS/violao.png

O curso deverá levar o aluno a tocar o instrumento com desenvolvimento técnico e conhecimento das formas musicais.

O Estudo do instrumento deverá levar o aluno ao aprimoramento da leitura musical e do desenvolvimento da técnica exigida para a execução correta da música, abordando sempre a percepção da sonoridade, do ritmo e do fraseado. Conhecimento de diferentes instrumentos. Diferenças tímbricas. Postura e técnica específicas do instrumento.

  

Objetivos:

  • Ler a primeira vista as músicas que serão trabalhadas em sua série;
  • Interpretar e executar o repertório estabelecido para cada série;
  • Desenvolver a Memorização
  • Desenvolver a percepção e apreciação de gravações em áudios, vídeos e das próprias apresentações de alunos.
  • Preparar o aluno para tocar o instrumento com desenvolvimento técnico e conhecimento das formas musicais, devendo o aluno ao final do curso estar apto a ingressar no Curso Técnico do ensino musical.

Metodologia:

Aulas individuais ou em grupos; Trabalho de mecanismos específicos, observando as características físicas próprias de cada aluno; Será estimulado o conhecimento de sinais expressivos da música bem como exercícios especiais de sonoridade. Apreciação musical de gravações em áudios, vídeos, audições e concertos; A presença dos alunos em concertos programados pela Escola de Música que deverão ser comentado pelos alunos. Técnicas específicas para o desenvolvimento da execução e interpretação do repertório programado para o ano do aluno; Apreciação e audição de peças do repertório programado.

Avaliações:

As avaliações são trimestrais.